Senado oferece treinamento para integrar e modernizar legislativos no Amapá

Objetivo é fortalecer o Poder Legislativo, por meio do estímulo à modernização.

Iniciaram nesta segunda-feira (6), no Sebrae Amapá, as oficinas do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal. O programa tem o objetivo de fortalecer o Poder Legislativo, por meio do estímulo à modernização.

Os cursos acontecem até o dia 9, com a proposta de integrar e cooperar as casas legislativas nas esferas federal, estadual e municipal. Tudo sem custo, inclusive, com treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas.

“É uma oficina de suma importância para fazer essa integração com os municípios. Esse sistema é importante para nos capacitar, mas também integrar os sistemas legislativos e administrativos, assim como fortalecer o portal da transparência”, disse o participante e diretor de informática da Câmara de Vereadores de Macapá, Maick Chagas.

A atividade acontece com articulação do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o Instituto Brasileiro Legislativo (ILB), Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) e Sebrae.

As oficinas oferecem a instalação do Portal Modelo, uma ferramenta na qual a câmara pode ter o seu próprio site na internet, com o domínio .leg.br, sem custos e com autonomia para gerenciar seu conteúdo.

A proposta é que os servidores se familiarizem com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza o processo interno das casas. São ferramentas importantes para facilitar o trabalho e trazer mais eficiência e transparência.

A capacitação é ministrada pelo jornalista legislativo Luis Carlos Santana. Participam da oficina representantes das câmaras dos municípios de Serra do Navio, Jari, Mazagão, Macapá, Santana, Calçoene, Itaubal, Amapá, Pedra Branca, Vitória do Jari e Porto Grande.

Capacitação é ministrada pelo jornalista legislativo Luis Carlos Santana Foto: Cássia Lima