Ministro confirma visita ao AP para oficializar retomada do “Luz Para Todos”

Recurso destinado por ministério à CEA deverá levar energia para cerca de 5 mil famílias

Em reunião nesta terça-feira (24) com o governador do Amapá, Waldez Góes, em Brasília, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco confirmou que deverá vir ao Amapá nos próximos dias para oficializar o contrato no valor de R$ 8,2 milhões que serão utilizados na retomada do Programa Luz Para Todos.

O programa, iniciado em 2006, tem como objetivo no Amapá levar energia elétrica para cerca de 20 mil famílias em comunidades isoladas. Porém, a iniciativa foi paralisada em 2014, quando a chegada do serviço alcançou 7 mil residências ruais. 

Os novos recursos serão aportados na Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) para ser a executora do projeto, função anteriormente cumprida pela Eletronorte/Eletrobrás. Comunidades dos municípios de Vitória do Jari, Mazagão, Calçoene e Oiapoque deverão ser priorizadas e deverão ser contempladas na nova etapa mais 5 mil famílias.

“Estamos, agora, muito perto de retomar o Luz para Todos no Amapá. Desde 2017 temos somado esforços técnicos, administrativos e políticos junto com a CEA, com o MME, para recomeçar essas obras que vão levar eletricidade para produtores rurais e tirar comunidades do isolamento energético”, ressaltou o governador.

De acordo com o governo do Estado, após o início das obas, previsto para o segundo semestre de 2018, a CEA apresentará novo projeto ao Ministério de Minas e Energia e à Eletrobras para universalizar o atendimento de energia elétrica para todas as comunidades do Estado do Amapá.

Foto de capa: Secom

error while rendering plone.comments